quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

É FOGO!






Não foi brasa não, o treinamento para a Brigada de Incêndio 2013 da Eckisil Freios pegou é fogo! Tá certo que foi um fogo controlado pelo ótimo instrutor e experiente ex-bombeiro da Força Aérea Brasileira o Sr. André Luiz da Silva Moura. Aliás, um abraço ao André, hoje dono da empresa Phenyx Fire – Cursos e Treinamentos Profissionais, que ministrou um também ótimo treinamento para a equipe de Brigadistas da Eckisil.

O André não deu moleza pro pessoal e exigiu o máximo deles, desde o treinamento de Primeiro Socorros, onde precisavam interpretar a aproximação e atendimento a vítima como também imobilização e locomoção da pessoa. No papel de vítimas contamos com as grandes atuações de nossos amigos Jeferson Hoinsk Nunes e Peterson Luiz do Amaral que souberam permanecer imóveis de uma forma nunca antes vista.

Para uma melhor organização do pessoal foram criadas duas equipes, Alfa e Bravo, isso também motivou ainda mais os participantes que quando chamados deveriam gritar o nome da equipe, provocando a sensação de união entre eles.

No treinamento de combate a incêndio o instrutor passou aos alunos a maneira correta de se utilizar os extintores de incêndio, especificando a utilização dos extintores de água, CO2 e de pó químico, com boas orientações todos os brigadistas puderam atacar o fogo com maestria.

Para o combate ao incêndio com mangueira, o pessoal molhou a camisa, mas não foi apenas com suor não, para intensificar e dar mais realismo ao treinamento o instrutor demonstrou a prática de combate ao incêndio quando há “perigo eminente”, como explosões e objetos sendo lançados e para situações como essa os brigadistas deveriam combater o incêndio deitados ao chão enquanto esguichavam água contra o fogo. Então, toda vez que o instrutor gritava PERIGO EMINENTE, os brigadistas tinham que se deitar no pátio molhado interpretando a ação. Ainda pra “piorar” o instrutor pediu a equipe Bravo um resgate com maca à vítima enquanto a equipe Alfa fazia o combate ao incêndio. Realmente foi muito empolgante e instrutivo todo o treinamento, pois como o André falava “Passo esse treinamento intenso as equipes para que se um dia for preciso um atendimento menor, todos eles resolverão com um pé nas costas”.

O instrutor André deixou claro aos participantes que as simulações serviam como base demonstrativa as aplicações de combate a incêndio e que conforme o ensinado a brigada tem o dever de apenas combater o principio de incêndio desde que este não traga risco a sua vida e a de outros.

Ao final do treinamento o instrutor juntou o grupo em uma roda onde exaltou palavras de bravura e incentivo e batizou a todos com jatos d’água.

Parabéns a equipe de brigada da Eckisil Freios, Celso Carlos da Silva, Darlan Jhones, Denilson Luiz B. Silveira, , Jeferson Hoinsk Nunes , João B. Santos, Leonardo Trindade, Marcelo B. Gil, Marcos Paulo Coelho, Maycon Daniel P. Meira, Osdival G. Oliveira, Pedro Henrique Lisecki, Peterson Luiz do Amaral, Ricardo Keskoski, Valdir D. Bordignon e Valdir Nadalin.


Um comentário:

  1. O instrutor não deu moleza!!! A parada foi dura mesmo...
    Parabéns aos Brigadistas!!!

    ResponderExcluir