quarta-feira, 8 de maio de 2013

Equipamento promete manter a atenção dos motoristas e evitar acidentes

Por meio de luzes e sons, o “Driver Alert” ativa o cérebro
do motorista, evitando a fadiga que causa acidentes


Uma das grandes causas de acidentes é a fadiga dos motoristas durante longas viagens. Estudos divulgados pelo Departamento de Comunicação e de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) revelam que 42% dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que dirigem com sono e 18% dos acidentes são ocasionados pela fadiga do motorista, ou seja, sono e fadiga são responsáveis por 60% dos acidentes.

Diante disso, o engenheiro eletricista Maurício Santos Pupo desenvolveu o “Driver alert”, um aparelho que tem a finalidade de estimular e manter o circuito cerebral de alerta e atenção dos motoristas, através de sinais sonoros e visuais, para, desta forma, evitar acidentes no trânsito.

O Driver Alert inicialmente acende LED na cor lilás, estimulando a base do cérebro. Em seguida, a área cerebral central recebe as informações de reflexo acendendo o LED na cor vermelha, a qual induz uma mensagem de atenção para o lado oposto do cérebro com o acendimento do LED na cor violeta.

Há então um retorno à base do cérebro com a volta do LED na cor lilás, e então parte uma sucessão de LEDs coloridos representando a chegada do estímulo à glândula hipófise, o que estimula a produção de adrenalina responsável pelo restabelecimento da atenção. Esta sequência acontece em intervalos de tempo subentendidos das possíveis divagações que afastam a atenção.

Não há restrições quanto ao tamanho do aparelho, no entanto é fundamental que este fique instalado na altura do olhar do motorista, para que desempenhe toda sua eficiência. O “Driver alert” pode estar acoplado até mesmo a outros aparelhos do carro, como o GPS, ou o painel de instrumentos.

Parceria

Maurício Santos Pupo já possui patente do projeto, bem como todo o estudo de que o Driver Alert realmente funciona. Agora ele procura por parceiros e empresas que queiram investir no projeto e disponibilizá-lo no mercado em grande escala.


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário