Como se testa a capacidade de um caminhão enfrentar um vento forte, uma nevasca ou uma chuva forte em um dia ensolarado de verão?
Confira abaixo neste vídeo da Scania:
Nesta incrível máquina, localizada na fábrica da Scania na Suécia, as temperaturas podem ser ajustadas entre -35 e 50 graus Celsius, bem como a umidade que pode ser de 5% e 95% por cento.
O sistema de ar está equipado com um grande número de pequenos canhões de gelo que podem produzir vários tipos de neve. Que pode ser substituída por chuva a qualquer momento e em qualquer intensidade que os engenheiros desejarem, e até mesmo o tamanho da gota de chuva pode ser alterada. Com uma luz ultra violeta e uma fórmula química especial, é possível enxergar e determinar com exatidão onde a água da chuva vai deslizar.
Além disso o veículo de teste é estacionado em rolos - uma para cada conjunto de rodas - e estes permitem que os técnicos simulem velocidades de até 100 Km/h, o ritmo ideal para caminhões e ônibus em teste.
Entre os diversos testes que podem ser realizados são que visam identificar a capacidade do veículo suportar o calor e o frio, como a água da chuva escoa pelo veículo, a visibilidade do motorista sob a chuva forte e/ou sob a neve, o ruído do vento e ainda como a sujeira adere nos lados da cabine, espelhos retrovisores e nas maçanetas.
Fonte: Scania
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